quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Ainda vamos a tempo de "salvar" Portugal?


Qual o objectivo deste blogue? O que é pretendido com o Liberal-Socialismo?




Toda a gente fala dos políticos. Os comentadores nos canais de televisão, os cibernautas em blogues e fóruns, o pessoal que se reúne no café da esquina à tarde. Todos comentam, criticam, opinam. Contudo, se lhes perguntássemos o que fariam se fossem eles os governantes, as respostas seriam sempre vagas. Independentemente de se tratar de um comentador político, um gestor, uma dona de casa ou um pedreiro, todos nos dirão coisas do género: “é preciso diminuir o défice”, “temos de desenvolver o país”, “é necessário promover o empreendorismo”. Porém, ninguém é capaz de propor medidas específicas.



Depois de vários anos a ouvir críticas e comentários que não levam a lado nenhum, e tendo verificado que os programas políticos actuais não são eficazes e nem sequer conseguem entusiasmar a população (basta-nos lembrar dos resultados das eleições legislativas de 2009, onde os votos se dispersaram pelos partidos), decidi criar este projecto, no qual irei sugerir um conjunto de medidas políticas alternativas que, na minha opinião, poderiam ser tomadas pelos nossos governantes, em campos como a Educação, a Economia, a Justiça, as Finanças Públicas ou o Ensino Superior, para desenvolver o país de forma sustentável, pensando não apenas a curto/médio prazo, mas também num período de tempo mais longo.





Não é meu objectivo fundar um novo partido ou movimento, mas antes sensibilizar ao maior número de pessoas possível – daí o meu recurso à Internet – de modo a que se consiga influenciar os partidos no poder a darem um novo rumo a Portugal.




O nome – “liberal-socialismo” – não foi escolhido ao acaso. Apesar da rivalidade entre Direita (Neo-Liberalismo) e Esquerda (Socialismo), as medidas que são apresentadas neste blogue não tendem para apenas um dos lados; algumas serão classificadas como sendo de direita, outras como sendo de esquerda, e inclusivamente outras haverá que serão de difícil classificação. O meu objectivo foi o de tentar combinar o melhor das duas ideologias.





Independentemente das duas concepções políticas aparentemente antagónicas propostas pela esquerda e pela direita, creio que procuram ambas atingir a mesma finalidade. E qual, então, o objectivo do Estado? Desenvolver o país? Não, esse é apenas um dos meios para se alcançar aquele que deve ser o real intuito do Estado: promover a felicidade dos seus cidadãos. Contudo, como “felicidade” é um termo demasiado relativo e abstracto, deverá dizer-se que a missão do Estado é a de promover o nível de qualidade de vida máximo possível para os seus cidadãos e garantir que estes têm as condições necessárias para atingirem os seus objectivos de vida.



Foi esta perspectiva que me orientou durante a elaboração deste conjunto de propostas. Estou certo que nem todos irão concordar com elas, mas estou aberto a críticas e disposto a melhorar este projecto. Assim sendo, disponibilizo o meu e-mail – lexliberalsocial2010@gmail.com – para que possam enviar as vossas opiniões acerca do “liberal-socialismo”.


Finalmente, todas estas propostas estão disponíveis num e-book em formato pdf, que poderá ser encontrado nos seguintes sites:

http://rapidshare.com/files/335102158/O_Liberal_Socialismo.pdf.html

http://www.megaupload.com/?d=H6MHHI4R

http://www.easy-share.com/1908999395/O Liberal Socialismo.pdf

http://sharingmatrix.com/file/1069390
http://sharingmatrix.com/file/1069390/O%20Liberal%20Socialismo.pdf
http://sharingmatrix.com/file/1069390/6411b9ae45702b273141ed79652b8479






Nenhum comentário:

Postar um comentário